Montes Claros
Saúde cruza os braços em busca de valorização
Trabalhadores do Centro Regional de Saúde e os servidores municipalizados, aqueles cedidos pelo estado aos PSFs, hospital Alpheu de Quadros e secretaria municipal de saúde, realizam nesta quinta-feira, 26, paralisação das suas atividades.
Trabalhadores do Centro Regional de Saúde e os servidores municipalizados, aqueles cedidos pelo estado aos PSFs, hospital Alpheu de Quadros e secretaria municipal de saúde, realizam nesta quinta-feira, 26, paralisação das suas atividades.
O objetivo é chamar a atenção da sociedade e, sobretudo, do Governo do Estado para a questão da desvalorização profissional da categoria. É o que informou ao O Norte, na manhã de ontem, 25, o diretor estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores na Saúde no estado de Minas Gerais, Isael Soares.
De acordo com ele, trabalhadores de outras cidades do estado como Varginha, Pouso Alegre, Leopoldina, Sete Lagoas e Teófilo Otoni também estão mobilizados no que se refere às reivindicações dos seus direitos.
O sindicalista apresenta o que ele classifica como sendo os principais itens da pauta, que são adicional de insalubridade e periculosidade, reajuste e pagamento do valor transporte e alimentação, prêmio por produtividade, gratificação por desempenho de função, regulamentação da lei do cargo de especialista em política e gestão da saúde e uma gratificação complementar.
- Recentemente ocorreu uma greve que beneficiou servidores da Fhemig, Funed e Hemominas, que arrancaram importantes conquistas. Dentre o que faltava, ficou acertado que os dias paralisados serão abonados e que a gratificação complementar dos servidores da Fhemig, Funed e Unimontes será de 40% do salário-base em agosto de 2012 e 50% em agosto de 2013, explica.
Isael Soares enfatiza a importância da mobilização da categoria no próximo dia 08 de agosto, no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para que possam obter sucesso nas reivindicações. No dia, servidores da saúde de todo o estado estarão em assembleia, para discutir os rumos do movimento.
- Nesta mobilização vamos definir os rumos que a categoria irá tomar, não descartamos inclusive uma greve. Lembrando que em Juiz de Fora, os municipalizados decidiram, em assembleia, aderir à greve. Nova assembleia está marcada para esta quinta-feira (26). Diante da intransigência do governo, que insiste em não negociar os pontos específicos da Secretaria Estadual de Saúde, os trabalhadores de Superintendências e Gerências Regionais de outras cidades irão fazer novas paralisações esta semana, conta.
À reportagem, a assessoria de comunicação social da superintendência regional de saúde em Montes Claros confirmou que a entidade recebeu um oficio por parte do sindicato dos trabalhadores da saúde, comunicando que haveria a paralisação nesta quinta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário